🥇 5 curiosidades sobre a dengue

Atualizado: 4 de Out de 2019



Como já é sabido, Dengue é uma doença tropical infecciosa causada por um arbovírus. Já atingiu mais de 220 mil pessoas no Brasil, acarretando inúmeras mortes.

Segundo um novo estudo da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, publicado na revista Nature, a doença atinge aproximadamente 390 milhões de pessoas ao ano.

Dispomos de muita informação, atualmente, para evitar o contato com o mosquito transmissor, aderindo pequenas mudanças de hábitos.

Mas, além disso, existem algumas curiosidades em relação a doença que são muito importantes. Você sabia?


1) Existem 4 tipos de dengue


DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A taxa de pessoas imunes ao tipo 4, ainda é pequena no Brasil. Por este motivo tem feito mais vítimas. Alguns registros apontam a possibilidade da existência do tipo 5 em alguns locais, mas nenhum trabalho científico foi publicado sobre o assunto.


Segundo o consultor de dengue da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ivo Castelo Branco, ‘’Os 4 tipos causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes”.


2) Os mosquitos da dengue, além de voarem pouco, voam baixo


O  Aedes Aegypti chega a voar 1,5 metros de altura, no máximo. E geralmente não se distancia nem 200 metros a partir do local em que nasce (se você for picado em casa, provavelmente, o mosquito não nasceu muito longe dali).Porém, não pense que o mosquito não possa chegar a prédios altos ou atingir distâncias maiores, pois o ‘’espertinho’’ é  muito conhecido por se deslocar através de ‘’carona’’. Carros, ônibus e elevadores os conduzem, muitas vezes, para distâncias maiores. Foi desta maneira que o Aedes Aegypti chegou à América do Sul, através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período colonial, junto aos escravos.


3) Significado do nome Aedes Aegypti


É importante saber que ‘’dengue’’ é o nome da doença e que o nome científico do mosquito é Aedes Aegypti. Mas o que significa esse nome, afinal?

Aedes deriva do grego e quer dizer “odioso” e Egypti deriva do latim. Sendo assim, o significado do nome científico é ‘’Odioso do Egito’’. Após atingir às Américas, o mosquito alcançou alguns países da costa oeste africana e passou a ser identificado cientificamente em 1762, quando foi chamado de Culex aegypti (mosquito egípcio).


4) Cães e gatos


Felizmente, apesar de o mosquito atingir seres humanos e outros animais, o vírus não se manifesta em cães e gatos. Portanto, caso o seu animal de estimação seja picado, fique despreocupado.


5) Larvas conseguem sobreviver por até três meses sem contato com a água


A fêmea pode botar cerca de 150 a 200 ovos de uma única vez. Além de esvaziar, é preciso limpar muito bem os recipientes, os esfregando com bucha, água e sabão já que as larvas conseguem sobreviver por até três meses sem, necessariamente, estarem em contato com a água. A dengue tem feito inúmeras vítimas ao redor de todo o mundo. Não seja mais uma. Informe-se e previna-se!

A Empresa

 

Estrada do Tindiba, 1103 - Jacarepaguá - RJ

CNPJ: 18.593.102/0001-23
Registros INEA: CRV 038423 / CRH: 040465

Sobre

A Inset Time é uma dedetizadora com mais de 30 anos de experiência no mercado do Rio de Janeiro. Além dos serviços de dedetização e controle de pragas, oferece também o serviço de limpeza de caixa d’água e reservatórios. Entre em contato e peça seu orçamento.

Formas de pagamento

Social

  • Facebook - Inset Time Dedetizadora

Links Úteis

Atendimento

(21) 3040-1592

(21) 3580-3221
(21) 98901-3796

 

contato@insettime.com.br

vendas@insettime.com.br

whatsapp-logo-1.png