ūü•á A limpeza da caixa d‚Äô√°gua nem sempre √© a solu√ß√£o para todos os problemas

Atualizado: 4 de Out de 2019



Voc√™ se preocupa com a limpeza da caixa d‚Äô√°gua da sua casa? Muitas pessoas se esquecem disso e acabam colocando a pr√≥pria sa√ļde e a sa√ļde dos familiares em risco.

Em uma caixa d‚Äô√°gua n√£o higienizada corretamente, o l√≠quido que chega tratado acaba sendo contaminado. Com isso, pode acumular sujeiras e microrganismos patog√™nicos, colocando trazendo preju√≠zos para a sa√ļde.


Para evitar isso, é preciso realizar a limpeza e a imunização da caixa d’água. Os dois procedimentos são essenciais para a eliminação de patógenos e garantia de fornecimento de água de qualidade.


Ficou preocupado? Veja como resolver o problema em sua casa.


A limpeza da caixa d’água precisa ser feita regularmente


Não importa se você mora na casa ou se o imóvel é usado apenas para veraneio, é preciso higienizar a caixa d’água. Afinal, ela chega tratada em sua casa e não será você o responsável por deixá-la imprópria para o consumo por não higienizar a caixa corretamente.


A caixa suja acaba fornecendo √°gua contaminada para todos. As pessoas que ingerirem ou que lavarem alimentos com elas podem apresentar diversos sintomas, caso adoe√ßam, como dores de cabe√ßa, v√īmito, diarreia, c√≥licas, entre outros.

O ideal é que a higienização seja feita a cada seis meses. Para que a limpeza seja realizada, a primeira coisa é identificar onde fica a caixa na sua casa. No geral, o acesso a elas não é muito simples.


Depois disso, feche o registro de entrada de água da caixa, para que ela comece a ser esvaziada e fique pronta para limpeza. Quando estiver pouca água nela, esfregue as paredes e os fundos. Retire a água que ficou no local com pano ou balde. Depois disso, coloque um litro de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada mil litros de água. Encha a caixa novamente, feche o registro depois que ela estiver cheia e esvazie pelos canos, abrindo torneiras e dando descargas.


Depois de vazia, é só encher novamente e começar a usar. Embora o procedimento seja aparentemente simples de ser feito, só ele pode não ser suficiente. O ideal é fazer a imunização da caixa d’água. Além disso, todo o processo de limpeza precisa ser feito com cuidado e demanda tempo. Por isso, é indicado chamar profissionais especializados.


Imunização da caixa d’água


A imunização da caixa d’água é um procedimento realizado para eliminar possíveis microrganismos que possam causar doenças. Ela deve ser feita como complementação da limpeza da caixa.


Esse procedimento √© importante tanto em resid√™ncias, quanto em com√©rcios e ind√ļstrias. Para que possa surtir o efeito desejado, deve ser realizado por empresa especializada e profissionais capacitados, como os da Inset Time.