ūü•á Como identificar e se livrar dos cupins?

Atualizado: 4 de Out de 2019



As vezes percebemos alguns pequenos insetos zanzando pelos batentes de nossas portas, janelas ou qualquer coisa que seja feito com madeira. Nem sempre damos atenção, por achar que se trata de alguma formiguinha ou algum outro inseto inofensivo. E é neste ponto que é preciso abrir os olhos, a sua casa pode estar sofrendo uma visita nada desejada da grande praga de madeira: os cupins.


Identificando os cupins


A imagem acima ilustra muito bem o inseto para reconhece-lo facilmente, no entanto, a presen√ßa de cupins em sua casa pode ser facilmente percebido desde que voc√™ observe bem a exist√™ncia de uma esp√©cie de pozinho pr√≥ximo dos m√≥veis, batentes ou qualquer coisa formado por madeira. Geralmente √© da mesma cor da madeira, as a√ß√Ķes dos cupins costumam deixar um p√≥ parecido com serragem.


De repente você achou um montinho de pó, mas não tem certeza se sua casa está sendo atacada ou não por esses seres. Para se ter certeza, é recomendado que limpe o local onde encontrou o pó e, no dia seguinte, veja o mesmo local, caso haja outro montinho de pó, com certeza sua casa está infestada pelos cupins de madeira seca, geralmente são brancos, pequeninos e habitam as madeiras ou peças feitas de madeira.


Cupins subterr√Ęneos


Esse tipo de cupim √© muito mais agressivo do que alguns de seus parentes, s√£o eles os respons√°veis por cupinzeiros. Geralmente formam galerias de t√ļneis debaixo das edifica√ß√Ķes, mas n√£o param por ai, eles acabam abrindo caminho para as estruturas e as funda√ß√Ķes das casas, ou seja, enquanto os cupins de madeira vivem dentro da madeira, os cupins subterr√Ęneos vivem em cupinzeiros, al√©m desta diferen√ßa, podemos citar que s√£o pretos.


Os cupins, independente de seu tipo √© uma praga que exige aten√ß√£o e uma atitude r√°pida, afinal de contas, esses seres, apesar de seu tamanho, s√£o insetos que trabalham rapidamente e que podem gerar danos para a resid√™ncia. A Inset Time, uma empresa no controle de pragas e com √≥tima reputa√ß√£o de servi√ßos prestados, √© uma √≥tima op√ß√£o para quem procura uma solu√ß√£o r√°pida para eliminar esses pequenos inc√īmodos de sua resid√™ncia.


Outras possibilidades de infesta√ß√Ķes


Nem sempre o problema pode surgir diretamente em sua resid√™ncia, portanto, √© sempre bom estar atento para o que acontece ao seu redor. Ainda mais pelo fato dos cupins serem insetos sociais, ou seja, como as abelhas e formigas, nunca andam sozinhas. Geralmente vivem em col√īnias, com cada integrante fazendo a sua parte, ou seja, como as abelhas, existem os respons√°veis pela reprodu√ß√£o e pela produ√ß√£o.


As respons√°veis pela reprodu√ß√£o s√£o as cupins rainhas que, s√£o fecundadas pelos cupins zang√Ķes, geralmente s√£o maiores em rela√ß√£o aos cupins oper√°rios, em um cupinzeiro pode haver novas fecunda√ß√Ķes em novas rainhas, no entanto, essas novas rainhas partem para formar seus pr√≥prios cupinzeiros, ou seja, algo que pode se espalhar facilmente por um determinado espa√ßo. Atente-se para esse ponto pois, um cupim rainha e um cupim zang√£o s√≥ possuem a tarefa de se reproduzirem.


Existem alguns cupins que possuem asas, por isso foi indicado que olhasse ao seu redor, caso encontre algum cupim alado, o problema pode n√£o ser na sua casa, mas com certeza, mais cedo ou mais tarde, poder√°, afinal de contas, ela √© um alvo para esses insetos. Infelizmente, esses seres alados geralmente tem um √ļnico objetivo, formar novas col√īnias, por isso √© preciso atentar para o que acontece ao redor de sua casa.


O cupins alados formam grandes revoadas justamente para procurar novos pontos para se criar um novo cupinzeiro, algo bem comum de se ver na primavera, logo ap√≥s uma chuva, ou at√© mesmo a noite, durante o ver√£o. Se por ventura avistar uma revoada, n√£o perca tempo em chamar alguma empresa especializada para ajuda-lo no problema, eles precisam ser capturados o quanto antes justamente por formarem rapidamente novas col√īnias.


Portanto, mantenha sempre os olhos abertos, e não se esqueça que uma das maneiras de evitar essa praga é manter uma manutenção periódica dos materiais de madeira que possui em casa, caso esse ponto seja negligenciado por alguma razão e, infelizmente, focos de pó surgiram em sua casa mais de uma vez, não se desespere.


Outra solução eficaz é contratar profissionais capacitados no extermínio desse tipo de praga, a Inset Time é um nome bem conhecido no mercado prestando serviços de exterminio de pragas, sempre unida com o que há de melhor em termos de tecnologia, a Inset Time presta um serviço excelente quando o assunto é livrar a sua casa de possíveis seres que a habitam sem serem convidados.

A Empresa

 

Estrada do Tindiba, 1103 - Jacarepagu√° - RJ

CNPJ: 18.593.102/0001-23
Registros INEA: CRV 038423 / CRH: 040465

Sobre

‚Äč

A Inset Time √© uma dedetizadora com mais de 30 anos de experi√™ncia no mercado do Rio de Janeiro. Al√©m dos servi√ßos de dedetiza√ß√£o e controle de pragas, oferece tamb√©m o servi√ßo de limpeza de caixa d‚Äô√°gua e reservat√≥rios. Entre em contato e pe√ßa seu or√ßamento.

Formas de pagamento

Social

  • Facebook - Inset Time Dedetizadora

Links √öteis

Atendimento

(21) 3040-1592

(21) 3580-3221
(21) 98901-3796

 

contato@insettime.com.br

vendas@insettime.com.br

‚Äč

‚Äč

whatsapp-logo-1.png