ūü•á Dedetizar ou detetizar?

Atualizado: 4 de Out de 2019



A forma correta de escrita da palavra √© dedetizar, com d na segunda s√≠laba: de-de-ti-zar. A palavra detetizar, com t na segunda s√≠laba, embora muito usada pelos falantes, est√° errada. O verbo dedetizar se refere ao ato de aplicar pesticida para eliminar insetos nocivos, sendo sin√īnimo de desinsetizar.


A confusão entre Dedetização e Detetização já existe há tanto tempo que quase não se percebe a confusão feita entre o significado da palavra.


Entretanto, de acordo como o dicion√°rio Aur√©lio, a forma correta de se referir √† aplica√ß√£o de inseticidas √© Dedetizar. A palavra ‚Äúdedetiza√ß√£o‚ÄĚ tem como origem o pesticida Dicloro Difenil Tricloretano, o popular DDT, muito utilizado ap√≥s a Segunda Guerra Mundial, e que h√° um bom tempo foi proibido por ser muito t√≥xico.


Com o passar do tempo, o termo dedetiza√ß√£o acabou sendo usado de uma maneira geral para definir qualquer subst√Ęncia similar, como acontece com algumas marcas que servem para referenciar determinados produto como Bombril, Gillete, Coca Cola, etc.


Existem novos termos associados às novas formas possíveis de eliminar insetos e outros animais, como desinsetização ou desinfestação com inseticidas. Estes formatos acabam com as pestes apenas com produtos permitidos por lei.


São diversos os tipos de desinsetização, que variam de acordo com os pesticidas, armadilhas e venenos usados, assim como com o objetivo da ação, que pode ser feita para eliminar insetos, ratos, artrópodes, aranhas e até pombos.