A Empresa

 

Estrada do Tindiba, 1103 - Jacarepaguá - RJ

CNPJ: 18.593.102/0001-23
Registros INEA: CRV 038423 / CRH: 040465

Sobre

A Inset Time é uma dedetizadora com mais de 30 anos de experiência no mercado do Rio de Janeiro. Além dos serviços de dedetização e controle de pragas, oferece também o serviço de limpeza de caixa d’água e reservatórios. Entre em contato e peça seu orçamento.

Formas de pagamento

Social

  • Facebook - Inset Time Dedetizadora

Links Úteis

Atendimento

(21) 3040-1592

(21) 3580-3221
(21) 98901-3796

 

contato@insettime.com.br

vendas@insettime.com.br

🥇 Quão perigosa é uma picada de centopéia?

Atualizado: 4 de Out de 2019





Toda a Verdade sobre as Centopéias que Causariam Um Surto de Adrenalina: As Centopéias São Venenosas? Quão perigosa são as picadas das centopéias? O Que Você Deve Fazer se Você For Picado por uma Centopéia?

As centopéias não são as pragas mais nocivas para se viver próximo aos seres humanos, mas com certeza elas são uma das coisas mais horríveis e assustadoras. Existem muitas razões para ter medo delas, incluindo sua alta velocidade de movimento, aparência estranha e a chance de ser picado. Quão perigosa é uma picada de centopéia? É por isso que muitas vezes a eliminação das centopeias se transforma em um verdadeiro inferno para muitas pessoas. Nós vamos quebrar os mitos que cercam as centopéias com dados científicos comprovados.


Primeiro, vamos dar a você as respostas para as perguntas mais comuns, tais como "como uma centopeia se parece e onde elas vivem?" Então vamos descobrir se as centopeias são venenosas e se picam. Nós vamos aprender quantos casos de picadas de centopéia ocorrem nos EUA e como eles terminaram e também o que você deve fazer no caso ser picado. Mas primeiro vamos dar uma olhada mais de perto nestas criaturas nojentas.


Como as Centopéias se Parecem, Onde Elas vivem, e Quantas Pernas Elas Têm? Perguntas Frequentes Sobre as Centopéias


Nós estamos cercados por milhares de centopéias desagradáveis. Existem tanto as centopéias caseiras comuns e alguns monstros perigosos, tais como uma scolopendra do tamanho de quase um pé grande entre elas. Imagine-se tomando um banho de espuma com uma taça de vinho e então esta monstruosa centopeia aparece do nada!

Nós acreditamos que todos já viram uma centopéia perto o suficiente, pelo menos uma vez na vida. Primeiro as pessoas entram em pânico, gritam e fugem com medo.


Elas se fazem a mesma pergunta: "O que é isso? Como me livrar disso? Isso vai me morder?" Mais tarde, algumas perguntas mais sensatas e sérias aparecem. Nós preparamos as respostas para elas a fim de eliminar essas manchas negras na sua compreensão de como eliminar estas criaturas. Nós consultamos cientistas experientes e conhecedores do Departamento de Entomologia da Pensilvânia.


Não é difícil reconhecer esses alienígenas. Elas só rastejam à noite ou quando está completamente escuro. Os corpos das centopéias são extremamente móveis e claramente segmentados: cada segmento tem um par de pernas. O comprimento das pernas aumenta à medida que se aproximarem da cauda.


Você poderia perguntar por que e nós responderemos que isso ajuda a criatura a não tropeçar em si e a se mover rapidamente. Duas garras venenosas, que são muitas vezes confundidas com mandíbulas estão localizadas na cabeça. Lá ocorrem certas variações de cor, como geralmente cinza com vermelho, marrom ou rosa, mas algumas são amarelas listradas. 


Essas espécies apareceram nos EUA no meio do século XIX e foram trazidas da região do Mediterrâneo. Eles infestaram as famílias em todo lugar. Seus corpos têm listras amarelo-acinzentadas, embora marrom prevaleça ocasionalmente. As centopéias caseiras dificilmente podem ser chamadas de gigantes uma vez que raramente crescem mais do que 5 centímetros.


Onde as centopéias vivem?


Onde você pode encontrar uma centopéia regular? Teoricamente, ela possa cair no seu rosto durante a noite ou rastejar sobre o chuveiro enquanto você organizar seus procedimentos de spa em casa. No entanto, mais frequentemente as centopéias ficam nos porões úmidos e quentes, covas e sótãos. Elas certamente adoram banheiros e estufas e algumas áreas remotas. Os especialistas do Departamento de Entomologia da Pensilvânia recomendam verificar sob as placas de cimento e dentro de todas as rachaduras, paredes ocas, esgoto e caixas com coisas velhas. É muito mais fácil acompanhar uma centopéia à noite, uma vez que elas são mais ativas nessa época.


Quantas pernas uma centopeia tem?


Embora o prefixo Latin centi- signifique "cem", as espécies que se espalharam pelos EUA têm de 30-354 pernas. A regra engraçada é que as centopéias tem sempre um número ímpar de pares de pernas (elas têm 5, 7, 9, 11, 13 ou 15 pares de pernas). As pernas das centopéias caseiras aparecem conforme elas crescem, e como regra elas têm 15 pares delas. Surpreendentemente, o último par de uma mulher adulta é o mais longo, pois é duas vezes mais longa do que o corpo do inseto. Se você ver uma centopéia com menos de 30 pernas, esteja ciente de que ela não cresceu ainda.


As Centopéias são Venenosas?


As centopéias são tóxicas? Os especialistas da Universidade da Geórgia de Extensão Cooperativa nos ajudaram a lidar com esta questão controversa. Segundo eles, as centopéias não são venenosas, mas muitas têm glândulas venenosas. Os artrópodes precisam paralisar a vítima e consumi-la. As toxinas também protegem as centopéias de se tornarem almoço de alguém, uma vez que a substância exalava tem um odor desagradável que impulsiona os predadores para longe.


Diplópode vs Centopéia


Mais precisamente, são os insetos e lesmas que caçam as centopeias e diplópodes e não os humanos que devem ter medo da composição tóxica do líquido repelindo por uma centopéia. No entanto, eles são propensos a mordê-lo, se você os encontrar. Ainda assim, os cientistas da Geórgia acalmam a todos que estão preocupados e dizem que o "Diplópodes e centopéias não são portadores de doenças que afetam as pessoas, animais ou plantas". Eles não são como os mosquitos, entre os quais você pode vir a ser infectado com malária, as centopéias não podem causar muitos danos aos seres humanos. Vamos elaborar com a ajuda de exemplos específicos.


Diplópo

Muitas destas criaturas possuem glândulas venenosas nos seus lados. É por isso que não é aconselhável tocar nos diplópodes com as próprias mãos. Tome cuidado com a sua pele uma vez que o "spray protetor" é bastante pungente e bolhas podem aparecer nas suas mãos. Você não deve esfregar os olhos depois de tocar esta criatura também. Além disso, lembre-se de lavar bem as suas mãos.


Centopeias

Como regra, todas as centopéias possuem glândulas venenosas atrás da cabeça. Entre elas estão alguns tipos inofensivos que habitam o solo, bem como as centopéias caseiras que você pode encontrar em casa.


Lacraia

O que você deve ter medo é das centopeias maiores (8-20 cm de comprimento), as lacraias. Este é o tipo de centopeia que as pessoas devem evitar. Há vários casos de seres humanos que foram picados por elas. A Wilderness Medical Society nos informa que o veneno da lacraia é semelhante ao dos escorpiões! Nós vamos ver isso com mais detalhes abaixo.


As Centopéias Picam?


Vamos acalmá-lo de uma vez e afirmar que diplópodes não picam enquanto as centopéias picam.


Picadas de centopéia caseiras


No entanto, não tenha medo das consequências de uma picada de uma centopeia caseira: embora estas centopeias não causem qualquer coisa além de nojo, quase não picam as pessoas. Quanto aos animais, as centopéias irão provavelmente picá-los e quanto menor o animal for, mais complicada será a picada. Ainda assim, isso acontece muito raramente.


Picada de Lacraia


Agora vamos entrar em mais detalhes sobre as centopeias que picam mais. Houveram vários casos de picadas de lacraias nos EUA.

Você ainda está com medo? Não tenha! O mais engraçado é que dos 4 casos 5 envolvem a mesma pessoa. Um certo S.S de 36 anos de idade foi mordida a primeira vez por uma centopeia gigante do deserto, e depois por um sub-espécie de Lacraia de 20 cm enquanto ele estava lidando com isso para uma entrevista de televisão, então ela o picou novamente dentro de dois dias. Por último, a quarta vez que ele foi picado por uma de 10 cm enquanto se prepara para uma aula. Portanto, podemos concluir que este fã de lacraia é provável um entomólogo, uma vez que ele tinha uma entrevista para mostrar como manuseá-la. 


É por isso que nós, os mortais comuns, não temos nada a temer:) Além disso, os cientistas afirmam que as lacraias vivem presumivelmente a temperaturas quentes e no clima tropical. Nos Estados Unidos vivem mais frequentemente nos Estados do Sul, tais como Califórnia, Arizona, Texas, Louisiana, Alabama, Kansas, Geórgia e Havaí. Aqueles que vivem no Norte não têm nada a temer, nada a não ser que vão de férias para o Sul. Cuidado nesse caso!


Tudo o que Você Deve Saber Sobre as Picadas de Centopéia, Dos Sintomas ao Tratamento


Você deve, no entanto, se for picado por uma lacraia, prepare-se para as seguintes consequências (nós vamos avisá-lo, elas não são letais). As picadas podem ser extremamente dolorosas e levarem algum tempo (1-2 dias) para curar. Os principais sintomas que podem se revelaram logo após a picada são dor afiada e duradoura, isso pode variar de algo insignificante a um "10" em uma escala de 1-10 de dor. Você também pode ter febre, sentir fadiga extrema, a pele é susceptível a ficar extremamente sensível na área da picada, inchaço e vermelhidão aparecem e depois você pode perder a sensibilidade e se tornar insensível.


As lacrais de alguma forma são semelhantes as vespas que não deixam o ferrão na ferida e podem picar uma pessoa várias vezes em sequência. Muitas vezes esta criatura continua perfurar a pele humana e assim envenenam você mais mesmo quando detectado. Geralmente as lacrais picam quando você está descansando na sua cama, mas elas também podem arrastar as roupas e picá-lo quando você estiver se vestindo.

A boa notícia é que as picadas das lacrais não são letais.


Os cientistas da Wilderness Medical Society confirmam como "Nenhuma fatalidade devido a uma picada de centopeia já foi relatada nos Estados Unidos", embora eles ainda mencionem um caso de mordida fatal de um jovem Filipino. Tendo o cuidado, portanto, não te fará mal. Eles também explicam que "quase 1000 vezes o conteúdo das glândulas de veneno seria necessário para causar um golpe fatal em um adulto médio" que não parece ser possível para qualquer morador da cidade.


Dica útil: se você foi picado por uma lacraia, encontre um aquecedor em casa, encha-o com água moderadamente quente (não mais quente do que o 45ºFC) e coloque sobre o lugar da picada. Esta medida simples supostamente alivia a dor. Os cientistas ainda têm que explicar esse fenômeno, e eles suspeitam que a possível razão para isso é que alguns dos componentes do veneno da lacraia não têm resistência ao calor. A segunda dica de tratamento é usar gelo e agentes contra a dor.


As Centopéias são Perigosas Para a Sua Casa?


Não se preocupe com os seus documentos, móveis e outros objetos. Centopeias não são mariposas ou traças. Elas não estão interessadas nos seus pertences. Por outro lado, alguns diplópodes podem deixar seu cheiro desagradavel na casa uma vez que "algumas espécies podem secretar um líquido fétido" o que é altamente improvável, conforme você teria que ter muitos desses artrópodes na casa para que você pudesse sentir esse cheiro. Além disso, como os diplópodes são catadores de herbívoro, eles podem estar interessados na madeira podre, então recomendamos que você verifique regularmente se está muito úmido nos seus sótãos e porões e se os diplópodes conseguirão comer alguma coisa lá.


Nós esperamos que nós não tenham assustado você demais. Então a fim de complementar nossas antagonistas no final dessa revisão, gostaríamos de lhe dizer como centopeias são úteis. Eles ativamente destroem pragas, como sua dieta inclui insetos, moscas, baratas, cupins e até mesmo aranhas. Às vezes, as centopéias até mesmo guardam o seu lugar de criaturas mais prejudiciais. É por isso que seria melhor viver em paz com elas ao invés de temê-las. 


Livre-se das pragas com a Inset Time


Para proteger você e a sua família da picada de aranha, é só contar com a Inset TimeDedetizadora! Somos uma empresa especializada em dedetização de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos métodos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, além de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender sua casa das terríveis pragas.


Links úteis:

Limpeza de caixa d’água

Dedetização rio de janeiro.


whatsapp-logo-1.png